Ibaneis visita fábrica no ES e acompanha produção de novos ônibus para o DF

 

O governador Ibaneis Rocha visitou, nesta quinta-feira (26), a fábrica da Marcopolo em São Mateus (ES), onde estão sendo produzidos 444 novos ônibus que vão integrar a frota do transporte público do Distrito Federal. Desse total, 207 veículos serão entregues ainda em 2025 e os demais 237 no ano seguinte, todos operados pela Viação Pioneira.

Acompanhado dos secretários de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, e de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, o governador percorreu as instalações da unidade, que é uma das principais do grupo Marcopolo, referência mundial na fabricação de carrocerias de ônibus, com atuação em mais de 140 países.

“É uma alegria ver de perto a produção desses ônibus que vão atender nossa população. Estamos ampliando a frota para acompanhar o crescimento do DF e melhorar a qualidade do serviço, sem aumento de tarifa”, destacou Ibaneis Rocha.

A Viação Pioneira atua na Bacia 2 do transporte coletivo, atendendo regiões como Gama, Santa Maria, São Sebastião, Candangolândia, Lago Sul, Jardim Botânico, Itapoã e Paranoá, onde circulam cerca de 350 mil passageiros por dia. Com os novos veículos, a empresa passará a contar com 729 ônibus renovados.

Segundo o secretário Zeno Gonçalves, os primeiros veículos chegam já em julho, reforçando linhas no Itapoã, Paranoá e São Sebastião. “A empresa antecipou a renovação em dois anos, e isso trará mais horários e linhas, sem repasse de custos ao usuário”, explicou.

Sustentabilidade e inovação

Os ônibus estão equipados com chassis Mercedes-Benz Euro 6, que reduzem em até 80% a emissão de poluentes, além de contar com itens de conforto e acessibilidade, como faróis Full LED, portas elétricas com sistema de segurança, conexão Bluetooth e elevadores para cadeirantes.

A renovação da frota faz parte da meta do GDF de substituir 3 mil ônibus até o fim de 2025. Até agora, 2.831 já foram trocados, o que faz do DF a unidade federativa com a frota mais nova do país — com média de apenas 2,16 anos, segundo o Instituto MDT. Para comparação, a média é de 4,6 a 5,7 anos em São Paulo e 7,49 anos em Fortaleza.

Investimentos em mobilidade

Desde 2019, o GDF tem investido fortemente em melhorias na mobilidade urbana. Foram entregues ou reformadas sete rodoviárias — em Sobradinho, Santa Maria, Sol Nascente/Pôr do Sol, Varjão, Itapoã, Gama e Brazlândia — beneficiando mais de 570 mil pessoas.

Outras ações em andamento incluem a licitação para construção da estação da Estrutural e a ampliação do BRT Sul em Santa Maria. Também está em curso a instalação de 3 mil novos abrigos de ônibus até 2026, com investimento de R$ 108 milhões. Atualmente, o DF conta com 6.515 pontos de parada, sendo que 5.193 já possuem abrigo.

Além disso, o governo mantém congelado o valor das tarifas desde 2020 e lançou o programa Vai de Graça, que garante gratuidade no transporte público aos domingos e feriados.

“Nós herdamos um sistema precário e fizemos um grande esforço para mudar esse cenário”, ressaltou Ibaneis. “Hoje, mais de 90% da frota tem menos de dois anos de uso. E com planejamento e parceria, estamos entregando um transporte mais moderno, sustentável e digno.”

Fonte: Agência Brasília

0 Comentários

gmps-df
SICREDI