Segundo pesquisa da Airbnb, Brasília figura entre os 25 destinos globais mais buscados, além de integrar o ranking da InsureMyTrip como uma das cidades favoritas para trabalhadores digitais. A capital também foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, a cidade mais sustentável do Centro-Oeste, segundo o Ranking de Cidades Sustentáveis da plataforma Bright Cities.
📈 O fluxo de turistas internacionais no Aeroporto Internacional de Brasília aumentou 39% neste ano. Em abril, o terminal atingiu um recorde histórico, com 890 milhões de passageiros-quilômetros pagos (RPK), indicador que mede a demanda por transporte aéreo, segundo dados da Anac.
Eventos de grande porte também impulsionaram o turismo local. O Aniversário de Brasília reuniu cerca de 1 milhão de pessoas, a Via Sacra no Morro da Capelinha atraiu 150 mil fiéis, e o 33º Congresso da Abes/Fitabes trouxe mais de 10 mil participantes à capital.
Para o secretário de Turismo, Cristiano Araújo, os bons resultados são fruto de uma gestão estratégica, voltada ao fomento do turismo cultural, cívico, gastronômico e de negócios.
“Temos investido em planejamento, inovação e diálogo com o setor para transformar experiências e fortalecer a imagem de Brasília como destino turístico”, afirma.
📍 A movimentação é visível nos pontos turísticos. O presidente da Associação de Artesãos da Catedral Metropolitana, Glauco Lopes, comemora o aquecimento das vendas:
“O turismo aumentou em 100%. Somos muito gratos à parceria com a Catedral e ao apoio do Governo do DF”, disse.
🏛️ Um dos destaques é a Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes, reaberta em 2024. O espaço funciona como café-escola e Centro de Atendimento ao Turista (CAT), e já recebe mais de 14 mil visitantes por mês.
Segundo Bernardo Córdova, da assessoria da Secretaria de Turismo, o crescimento do turismo é visível:
“O volume de atendimentos nos CATs praticamente triplicou. Estimamos um aumento de até 250% no número de visitantes.”
Além da promoção turística, o Governo do Distrito Federal também investe na preservação do patrimônio. A Catedral Metropolitana receberá quase R$ 3 milhões em recursos para restauração e conservação, em repasses programados até 2026.
Com gestão integrada e crescimento consistente, o turismo em Brasília avança como uma das principais forças da economia local e ferramenta de valorização da cultura, da história e da identidade do Distrito Federal.
Fonte: Agência Brasília
0 Comentários