Durante o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2025/2026 nesta terça-feira (1º/7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar os juros altos no Brasil e comentou a atuação de Gabriel Galípolo à frente do Banco Central. Segundo Lula, o novo presidente da instituição ainda está lidando com decisões herdadas da gestão anterior, comandada por Roberto Campos Neto.
“Não pensem que eu me conformo com uma taxa de juros a 15% ao ano. Mas esse aumento já estava dado. Na verdade, o Galípolo está comendo o prato que ele recebeu. Não teve nem tempo de trocar de comida. Mas certamente vai trocar, porque o dólar começou a cair, a inflação está controlada”, afirmou o presidente.
Atualmente, a taxa Selic segue em dois dígitos e pressiona o crédito e o consumo no país. O mercado financeiro projeta que os juros devem continuar elevados no curto prazo, mesmo com sinais de controle da inflação. A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) acontece nos dias 29 e 30 de julho, e poderá definir os próximos passos da política monetária brasileira.
Fonte: Metrópoles
0 Comentários