![]() |
Fonte: fishcode |
A Associação Brasileira das Indústrias de Pescado (Abipesca) enviou um ofício ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitando a liberação de R$ 900 milhões em crédito emergencial. O objetivo é mitigar os impactos da nova tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, que ameaça o equilíbrio financeiro do setor.
Segundo a entidade, a falta de capital de giro já compromete a capacidade das indústrias de manter estoques, honrar compromissos financeiros e garantir os empregos. A proposta da Abipesca inclui uma linha de crédito com carência de seis meses e 24 meses para pagamento.
De acordo com o presidente da Abipesca, Eduardo Lobo, cerca de 70% das exportações brasileiras de pescado têm os EUA como destino, e R$ 300 milhões em mercadorias estão atualmente paradas desde o anúncio do aumento tarifário. Ele alerta que, se não houver uma resposta rápida, 35 indústrias e até 20 mil trabalhadores podem ser diretamente afetados.
Além do crédito, a associação pediu que o governo federal reabra negociações com a União Europeia, que desde 2017 mantém as portas fechadas às exportações brasileiras de pescado. Para a entidade, a reabertura desse mercado seria uma alternativa estratégica para redirecionar a produção e minimizar os efeitos da medida dos EUA.
Com informações do Estadão Conteúdo
Fonte: Jovem Pan
0 Comentários