Dia da Juventude: Novo ciclo do Jovem Candango amplia vagas e recebe R$ 55 milhões em investimentos

Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília.

Celebrado nesta terça-feira (12), o Dia Internacional da Juventude foi criado em 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para valorizar o papel dos jovens no desenvolvimento global. No Distrito Federal, uma das iniciativas que simbolizam esse investimento é o programa Jovem Candango, que vai receber R$ 55 milhões para o ciclo 2025/2026 e terá aumento no número de vagas: de 1.800 para 2.200 no próximo edital.

De acordo com o secretário da Família e Juventude, Rodrigo Delmasso, o novo edital — previsto para ser lançado até o fim do mês — também vai ampliar as áreas de formação. “Além da área administrativa, queremos preparar os jovens para atuar em educação, desporto, agronegócio e tecnologia da informação”, destaca.

O Jovem Candango é coordenado pela Secretaria da Família e Juventude (SEFJ-DF) e oferece formação técnico-profissional com atividades práticas e teóricas na administração pública. Os participantes trabalham em setores administrativos do GDF, recebem salário e benefícios trabalhistas, e cumprem jornada de quatro horas diárias — com um dia da semana reservado à capacitação teórica.

“O jovem em situação de vulnerabilidade precisa de oportunidade para alcançar a emancipação econômica”, reforça Delmasso.

Uma porta para o futuro

Entre os beneficiados está Arthur Henrique Pinheiro, 17 anos, que ingressou no programa há dois anos, após um curso profissionalizante. Ele começou na própria SEFJ e hoje atua na secretaria da Escola Classe 215 de Santa Maria, auxiliando em serviços administrativos e no apoio a professores em atividades pedagógicas.

“Não posso ser um peso morto até completar 18 anos. Também já penso no meu futuro, um passo à frente”, diz Arthur, que se diverte ao contar: “Onde passo, os alunos me chamam de tio e me abraçam. Acho que me veem como exemplo”.

A experiência ampliou seus horizontes: agora, ele cogita cursar Tecnologia da Informação ou Pedagogia — áreas que despertaram seu interesse graças às vivências no programa.

Fonte: Agência Brasília

0 Comentários

gmps-df
SICREDI