De janeiro a junho deste ano, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Distrito Federal realizaram mais de 2,1 milhões de atendimentos, segundo dados do InfoSaúde-DF. Deste total, 302,9 mil foram voltados à saúde bucal.
O secretário de Saúde, Juracy Lacerda, destacou que os números reforçam a importância da Atenção Primária à Saúde (APS) como principal porta de entrada do SUS. “O cuidado contínuo e próximo à população é uma das premissas do SUS e estamos investindo na melhoria dos serviços oferecidos”, afirmou.
As 181 UBSs estão distribuídas por todas as regiões do DF e contam com Equipes de Saúde da Família (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários), Equipes de Saúde Bucal (dentistas e técnicos) e equipes multiprofissionais com psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, farmacêuticos e assistentes sociais.
De acordo com o coordenador da APS, Fernando Moreira, o modelo permite um acompanhamento preventivo e mais próximo. “A maioria dos problemas de saúde está ligada ao modo de vida, moradia, trabalho e relações sociais, e isso se acompanha melhor estando perto”, explicou.
As UBSs atuam na prevenção e tratamento de problemas frequentes, acompanhamento de condições crônicas como hipertensão e diabetes, atendimento em saúde da mulher, vacinação e cuidados odontológicos, além de encaminhamentos para hospitais e especialistas quando necessário.
A lista completa de UBSs pode ser consultada no portal da Secretaria de Saúde do DF.
Fonte: Agência Brasília
0 Comentários