Carreta da Inclusão leva serviços e cidadania a pessoas com deficiência em Sobradinho

Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Com a missão de promover inclusão, autonomia e cidadania, o Governo do Distrito Federal (GDF) leva a Carreta da Inclusão a Sobradinho. Até a próxima quinta-feira (16), a estrutura itinerante estará instalada no estacionamento do Estádio Augustinho Lima, oferecendo serviços gratuitos voltados às pessoas com deficiência (PcD) e seus familiares.

No local, é possível emitir carteiras de identificação para PcD e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de receber orientações sobre direitos, atendimento social e jurídico, acessibilidade digital e experiências com tecnologias assistivas. Os atendimentos ocorrem das 9h às 17h.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre as Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) e da Pessoa com Deficiência (SEPD), com apoio da Associação das Empresas Fomentadoras do Bem-Estar (AEFBE).

“Estamos na 8ª edição da Carreta da Inclusão, oferecendo diversos serviços e atividades às pessoas com deficiência. É mais uma forma de o governo estar presente, próximo dessas famílias, garantindo direitos e promovendo dignidade”, afirmou o secretário da Pessoa com Deficiência, Willian Ferreira da Cunha.

Esta é a primeira vez que Sobradinho recebe o projeto, que já percorreu sete cidades do DF. Desde sua criação, a Carreta da Inclusão contabiliza mais de 11 mil atendimentos. Só em São Sebastião, na última semana, foram 1,2 mil pessoas atendidas e mais de 400 carteirinhas emitidas. A expectativa agora é entregar mais de 630 carteirinhas ao longo dos três dias de ação.

Além da emissão de documentos, o público tem acesso a serviços da Defensoria Pública, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do BRB Mobilidade, que oferece informações sobre transporte acessível. A carreta também conta com uma arena gamer inclusiva, com videogames adaptados para diferentes tipos de deficiência.

“O projeto simboliza o compromisso do GDF com a inclusão e a transformação social. A carreta descentraliza os serviços, levando o atendimento até quem mais precisa. É uma forma de o Estado estar presente na vida das pessoas”, destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Vitorino.

“Essa parceria permite que a população tenha acesso fácil a serviços essenciais, sem precisar se deslocar até órgãos públicos distantes”, completou.


Fonte: Agência Brasília 

0 Comentários

gmps-df
SICREDI