![]() |
| Foto: Divulgação/Iges-DF. |
O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) está em pleno processo de modernização. O novo centro cirúrgico, que já começa a tomar forma, representa um investimento de R$ 13.568.885,52 do Governo do Distrito Federal (GDF). A construção ocorre no antigo bloco de ligação da unidade — área que estava desativada — e vai substituir o atual centro cirúrgico, ainda em funcionamento. O objetivo é modernizar as instalações, ampliar a capacidade de atendimento e garantir mais conforto e segurança a pacientes e profissionais.
“O Hospital de Base tem 65 anos. Quando foi construído, não havia muitas das normas que existem hoje. O novo centro cirúrgico foi planejado para se adequar aos padrões atuais, com infraestrutura moderna, segura e eficiente. Assim, poderemos desativar o centro antigo e oferecer um espaço completamente atualizado”, explica Tatiana Tostes, gerente-geral de Engenharia do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF).
O projeto, desenvolvido pelas equipes de arquitetura e engenharia do IgesDF, inclui uma área técnica exclusiva que abrigará sistemas de suporte como ar-condicionado, energia e infraestrutura predial. Essa estrutura permitirá que manutenções sejam feitas sem interromper o funcionamento das salas cirúrgicas. A etapa atual da obra inclui a construção das divisórias internas e a instalação de uma passarela metálica de acesso.
O novo centro cirúrgico contará com 16 salas operatórias de pequeno e médio porte, sendo duas equipadas para cirurgias robóticas, além de uma sala de recuperação pós-anestésica com 18 leitos e áreas de apoio para as equipes assistenciais.
“A modernização vai permitir ampliar o número de cirurgias, melhorar a eficiência e atender mais pacientes, com qualidade e segurança”, afirma Danillo Almeida de Carvalho, gerente de Serviços Cirúrgicos do IgesDF.
Atualmente, o Hospital de Base realiza principalmente cirurgias oftalmológicas, ortopédicas, oncológicas e de traumatologia, além de ser referência em procedimentos cardíacos e neurocirúrgicos. A unidade realiza, em média, 45 cirurgias por dia — e, apenas em setembro, atingiu um recorde de 1.332 procedimentos.
Segurança e tecnologia de ponta
As novas salas terão sistemas integrados que permitem conectar equipamentos e imagens em tempo real, facilitando intervenções complexas, como transplantes. Os espaços para cirurgias robóticas também trarão maior precisão e segurança aos procedimentos, contribuindo para uma recuperação mais rápida dos pacientes.
O novo centro cirúrgico foi projetado para atender integralmente às normas sanitárias e de controle de infecção hospitalar, assegurando ambientes mais seguros e adequados às boas práticas médicas. A execução é realizada por empresa contratada, com acompanhamento técnico da equipe de engenharia do IgesDF.
Referência nacional em procedimentos de alta complexidade, o Hospital de Base é um dos principais centros do Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federal e se destaca também como polo de ensino, pesquisa e atendimento especializado.
Fonte: Agência Brasília




0 Comentários