![]() |
Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília |
A rotina da professora Monna Silva Costa, 38 anos, mudou completamente. Antes, ela e a família precisavam se revezar para cuidar da pequena Sarah, de 3 anos, enquanto a mãe trabalhava. “Era muito difícil. Ela ficava em casa com o pai, que trabalha à noite, ou com a minha sogra”, lembra. Agora, com a inauguração do Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) Tamanduá Mirim, na Quadra 510 do Recanto das Emas, a situação é bem diferente: “Hoje, posso trabalhar tranquila, sabendo que minha filha está segura na creche. Muda tudo”, comemora.
O novo Cepi Tamanduá Mirim tem capacidade para atender 188 crianças de até 3 anos em período integral e recebeu investimento de R$ 7,2 milhões. A unidade foi inaugurada nesta sexta-feira (17), em cerimônia com a presença da governadora em exercício Celina Leão.
“É extraordinário o que o GDF está fazendo. Estamos zerando a fila de creches. Temos mais oito Cepis para inaugurar e, no próximo ano, não teremos nenhuma criança fora da escola. Isso é inédito no país”, afirmou Celina.
Construído em concreto armado e com cobertura de aço, o espaço conta com dez salas de aula, refeitório, cozinha, lactário, salas administrativas e área externa com brinquedoteca, chuveirão e espaço verde. “O ambiente foi pensado para o bem-estar das crianças, com muita área aberta e recursos educativos”, destacou a diretora Jéssica Lima.
Este é o quinto Cepi do Recanto das Emas, e a cidade ganhará em breve mais uma creche. Durante a inauguração, Celina Leão assinou a ordem de serviço para construção do Cepi da Quadra 104, que receberá R$ 5,6 milhões em investimentos e terá estrutura semelhante, também com dez salas de aula e capacidade para 188 crianças em período integral.
Com as duas novas unidades, o Recanto das Emas deverá zerar a lista de espera por vagas na educação infantil. Esse é também o objetivo do Governo do Distrito Federal para toda a rede pública.
Segundo a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, a fila de espera por vagas em creches caiu de 24 mil para 2,5 mil crianças. “A meta é começar 2026 com todas as crianças atendidas, seja em Cepis, prédios próprios ou pelo programa Cartão Creche. Fizemos um conjunto de ações — construção de novas unidades e ajustes legais — para garantir esse resultado”, explicou.
A nova estrutura representa alívio para muitas famílias. A monitora Nicole Moura, 22 anos, mãe da pequena Ana Júlia, de 3, diz que o Cepi Tamanduá Mirim trouxe mais tranquilidade ao dia a dia. “Se fosse particular, eu não conseguiria pagar. Aqui, tenho segurança e confiança. Minha filha adora vir para a escola e sempre conta que o dia foi divertido”, contou.
Educação infantil em expansão no DF
Desde 2019, o GDF já inaugurou 27 Cepis em diversas regiões, como Samambaia, Lago Norte, Ceilândia, Pôr do Sol, Sol Nascente, Planaltina, Paranoá, Santa Maria, Gama, Plano Piloto, Taguatinga, Recanto das Emas, SCIA/Estrutural e Jardim Botânico.
Atualmente, oito novas unidades estão em construção, localizadas no Paranoá Parque, Guará, Riacho Fundo II, Lago Norte, Recanto das Emas e Planaltina — reforçando o compromisso do governo com a expansão da educação infantil no Distrito Federal.
Fonte: Agência Brasília
0 Comentários