Casos de gripe disparam entre crianças e acendem alerta para prevenção

 

Influenza A é o tipo mais agressivo e atinge principalmente menores de 5 anos; vacina está disponível nas UBSs do DF

Com a chegada do inverno, os casos de gripe têm aumentado significativamente entre as crianças no Distrito Federal. O tipo mais comum e agressivo tem sido a influenza A, que atinge principalmente crianças com menos de cinco anos de idade.

Um exemplo é o pequeno Henry Miguel Rodrigues, de 3 anos, que está internado no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) desde domingo (29), após ser diagnosticado com pneumonia. A mãe, Brenda Rodrigues, conta que buscou atendimento após uma semana de febre alta e persistente. “O médico pediu exames e constatou pneumonia. Agora ele está sendo tratado com medicação intravenosa”, relata.

Segundo o pediatra Tiago Moisés dos Santos, do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF), a recuperação de quadros gripais costuma durar de 7 a 10 dias, mas sintomas como tosse e cansaço podem persistir por mais tempo, dependendo da gravidade.

Casos em alta

De janeiro a 28 de junho deste ano, o HRSM notificou 1.102 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo 60% em crianças de 1 a 5 anos. Desse total, 74,4% dos casos confirmados testaram positivo para influenza, com 27,3% exigindo internação.

Em comparação com o mesmo período de 2024, quando houve 446 casos, o aumento é de mais de 147%.

O tipo mais presente, de acordo com exames laboratoriais, é a influenza A — o mais perigoso entre os vírus do tipo A, B e C. “É o que apresenta maior risco de complicações, principalmente em crianças pequenas e com comorbidades como doenças cardíacas, neurológicas, imunossupressão ou diabetes”, alerta o pediatra.

Prevenção

A vacinação contra a gripe continua disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) do DF. A imunização é fundamental para reduzir o risco de complicações graves, especialmente em grupos vulneráveis como crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.

Fonte: Agência Brasília

0 Comentários

gmps-df
SICREDI