Ibaneis Rocha vai convocar reunião do Fórum Nacional de Governadores para discutir tarifas impostas pelos EUA

Foto: Renato Alves/Agência Brasília.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou nesta segunda-feira (28) que convocará uma edição extraordinária do Fórum Nacional de Governadores com o objetivo de debater e buscar soluções para a decisão dos Estados Unidos de aplicar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.

Coordenador do fórum, Ibaneis se reuniu nesta manhã com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, para convidá-lo oficialmente a participar do encontro. O convite também será estendido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A expectativa é que o evento reúna representantes dos 26 estados, do Distrito Federal e do governo federal.

“Todos os governadores estão muito preocupados. Uns serão mais impactados, outros menos, mas acredito que podemos promover um diálogo que una toda a classe política em torno desse problema nacional”, afirmou Ibaneis.

Segundo ele, Alckmin recebeu bem o convite e as equipes já trabalham na definição da data do encontro, que deve ocorrer antes da entrada em vigor das novas tarifas.

Durante o fórum, a proposta é formar uma comitiva de governadores para acompanhar o vice-presidente em negociações em Washington. “A ideia é mostrar unidade e reforçar que os mais prejudicados serão os brasileiros mais vulneráveis, que perderão emprego, renda e salário. Queremos ajudar a encontrar uma solução para esse grave problema”, destacou o governador do DF.

Contexto

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou em 9 de julho a imposição de tarifas de 50% sobre todos os produtos brasileiros importados pelo país. A medida, que entra em vigor em 1º de agosto, tem motivações políticas e comerciais, e vem sendo chamada de “tarifaço”.

Fonte: Agência Brasília

0 Comentários

gmps-df
SICREDI