![]() |
Marcelo Camargo/Agência Brasil |
O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, ligou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (28/7) para dar uma notícia importante: o Brasil saiu oficialmente do Mapa da Fome da ONU — uma das promessas de campanha do petista.
A ligação foi feita direto da Etiópia, onde Dias participa de um evento das Nações Unidas sobre segurança alimentar. Segundo apuração da coluna, o telefonema ocorreu durante o intervalo da cerimônia.
Lula quer marcar a conquista com um grande evento. De acordo com assessores, o presidente solicitou que a celebração ocorra em uma das cozinhas solidárias apoiadas por programas sociais do governo.
O Palácio do Planalto também pretende destacar o feito em discursos e campanhas, lembrando que o Brasil entrou no Mapa da Fome durante o governo Jair Bolsonaro (PL) e agora sai dele sob a gestão petista.
Em julho, o governo já esperava que os indicadores de subalimentação apresentassem uma melhora significativa, conforme apontariam os dados da ONU divulgados no fim do mês.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), sair do Mapa da Fome significa que menos de 2,5% da população enfrenta subalimentação crônica.
No governo, o resultado é atribuído à reestruturação do Bolsa Família, ao aumento do financiamento da merenda escolar e à ampliação das cozinhas solidárias em áreas vulneráveis.
0 Comentários