![]() |
Crédito: Canal Gov |
O economista norte-americano e prêmio Nobel de Economia em 2008, Paul Krugman, afirmou nesta sexta-feira (11/7) que o tarifaço de 50% imposto por Donald Trump aos produtos brasileiros que entrarem nos Estados Unidos a partir de agosto é flagrantemente ilegal.
Em artigo publicado nesta manhã, Krugman reforçou sua crítica ao ex-presidente dos EUA, dizendo que a decisão “não só é maligna e megalomaníaca, como também fere a legislação norte-americana”. Ele também classificou a medida como uma tentativa de interferência política no Brasil, ao se referir à carta enviada por Trump ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“A carta de Trump a Lula é praticamente uma confissão de que essa tarifa foi motivada por razões políticas, e não econômicas”, afirmou o economista.
Krugman explicou que, embora a legislação americana permita que o presidente imponha tarifas sem aprovação prévia do Congresso, esse poder é limitado a situações específicas. Entre os motivos válidos estão:
-
Disrupções de mercado (Seção 201)
-
Segurança nacional (Seção 232)
-
Práticas comerciais desleais (Seção 301)
-
Casos de antidumping ou emergência econômica internacional
Segundo o Nobel, nenhuma dessas justificativas se aplica ao caso brasileiro.
“Trump abusou enormemente dessas exceções, especialmente a da emergência econômica — que claramente não existe. O próprio Trump diz que a economia vai muito bem”, observou.
Krugman criticou ainda análises que afirmam que Trump estaria apenas “testando os limites de sua autoridade”. Para ele, essa narrativa ameniza a gravidade da situação.
“Não se trata de um teste de autoridade ou de eufemismo qualquer. Trump está infringindo a lei. Ponto. E isso deve ser noticiado dessa forma”, concluiu o economista.
Fonte: Estadão
0 Comentários