![]() |
Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília |
O pôr do sol às margens do Lago Paranoá foi o cenário escolhido para oficializar a união de 100 casais na 3ª edição do Casamento Comunitário 2025, realizada neste domingo (14). Organizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), o evento do Governo do Distrito Federal (GDF) trouxe o tema Primavera do Amor, garantindo não apenas a cerimônia, mas também todos os custos relacionados ao matrimônio.
A estrutura montada na Concha Acústica incluiu passarela com tapete vermelho, palco para o enlace oficial, decoração florida e espaço para brinde e fotos. Amigos, familiares e autoridades acompanharam o momento das arquibancadas, transformando a orla em um verdadeiro cenário de filme romântico.
Nesta edição, a novidade foi a recepção para convidados, com bolo, refrigerante, salgadinhos e frutas. O espaço, decorado com arranjos de flores e mobiliário em madeira, contou ainda com música ao vivo e a execução do Hino Nacional por um dueto do Corpo de Bombeiros Militar do DF. O apoio veio de voluntários e parceiros privados, os mesmos responsáveis por trajes, buquês, doces, maquiagem e penteados para os noivos.
“Agora, além da cerimônia, conseguimos oferecer também a recepção, graças ao empenho dos voluntários. Foi uma tarde especial, celebrada em grande estilo às margens do lago”, destacou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
A vice-governadora Celina Leão também esteve presente e reforçou o caráter social da iniciativa: “O Casamento Comunitário é símbolo de amor e de colaboração. Ver um sonho realizado, refletido no sorriso das famílias, não tem preço.”
Histórias de amor
Entre os noivos, a manicure Lauana de Carvalho, 49 anos, e o auxiliar de cozinha Francisco de Carvalho, 40, celebraram 12 anos de relacionamento com a oficialização da união. “Foi tudo perfeito, desde a escolha do vestido até a maquiagem. Um sonho realizado”, contou Lauana. Emocionado, Francisco completou: “Esse programa permite que pessoas de baixa renda tenham a chance de casar e ser felizes.”
A autônoma Soraia Nery, 52, também subiu ao altar. “Minha prima já havia participado e eu também quis viver essa experiência. Aqui tem gente de todas as idades e realidades, e todos realizam um sonho sem custos.” O motorista Adriano Leandro, 44, resumiu a emoção: “Foi uma sensação única. Tudo muito bem organizado, uma festa inesquecível.”
Política pública consolidada
Instituído em 2021 pelo Decreto nº 41.971, o Programa Casamento Comunitário já garantiu a oficialização gratuita da união civil de mais de mil casais. A política pública assegura não apenas a cerimônia, mas também a cobertura das taxas cartoriais e os direitos legais dos noivos, como inclusão em benefícios sociais, plano de saúde, herança e previdência.
Em 2025, já foram realizadas três edições: em março, no Pontão do Lago Sul, e em agosto e setembro, na Concha Acústica. A última cerimônia do ano ocorrerá em 7 de dezembro.
Como participar
Casais interessados em participar da 4ª edição podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, nos seguintes locais:
-
Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte);
-
Unidade Rodoviária do Na Hora (Rodoviária do Plano Piloto, plataforma inferior);
-
Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II);
-
Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9);
-
E nas edições do programa GDF Mais Perto do Cidadão.
As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição, mediante análise da documentação. Em caso de desistência ou documentação incompleta, os casais da lista de espera são chamados. O passo a passo completo está disponível no site da Sejus.
Fonte: Agência Brasília
0 Comentários