Ibaneis Rocha dá posse simbólica a Nelson Souza como novo presidente do BRB Executivo aprovado pelo Banco Central e pela CLDF assume com compromisso de reforçar governança, transparência e eficiência

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, empossou simbolicamente nesta sexta-feira (28) o novo presidente do Banco de Brasília (BRB), Nelson Antônio de Souza. A reunião aconteceu no Palácio do Buriti e marcou a etapa final do processo de aprovação do executivo, que teve seu nome referendado pela Câmara Legislativa (terça, 25) e pelo Banco Central (quarta, 26).

Ibaneis ressaltou a experiência de Nelson, destacando seu desempenho à frente da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste. “Tenho convicção de que ele, no comando do BRB, vai conduzir as apurações necessárias e esclarecer a população sobre o que for preciso”, afirmou o governador.

Durante o encontro, Nelson Souza agradeceu a confiança e reforçou o compromisso com o fortalecimento institucional do banco. “É um momento atípico, mas repleto de oportunidades. Chego com a missão de, junto aos mais de cinco mil empregados do BRB, continuar expandindo e solidificando essa grande instituição. Governança, pessoas e resultados — inclusive nos programas sociais — serão alguns dos nossos eixos prioritários”, declarou.

Indicado oficialmente no dia 19, Nelson passou por sabatina na Comissão de Economia, Orçamento e Finanças da CLDF, onde respondeu por quase três horas às perguntas dos deputados. Seu nome foi aprovado em plenário por 16 votos favoráveis e seis contrários. No dia seguinte, o Banco Central validou a escolha, permitindo sua posse formal, realizada na quinta-feira (27) pelo presidente do Conselho de Administração do BRB, Marcelo Talarico.

Segundo Ibaneis, o novo presidente terá autonomia para montar sua equipe. “Ele tem total liberdade para escolher seu conselho de administração, conselho fiscal e diretoria. Estou muito confiante e ele tem todo o meu apoio”, reforçou.

Ao longo da sabatina, Nelson destacou sua postura de valorização das pessoas e compromisso com a transparência. Ele afirmou que revisará auditorias e operações em andamento e fará as alterações necessárias caso identifique irregularidades.

Carreira extensa no setor financeiro

Servidor de carreira da Caixa Econômica Federal, Nelson acumula mais de 45 anos de experiência no mercado financeiro. Foi presidente da própria Caixa em 2018 e já comandou o Banco do Nordeste, a Desenvolve SP e a BrasilCap, além de ter sido vice-presidente da Elo.

Paulista, residente no Distrito Federal desde 2003, iniciou sua trajetória como menor aprendiz no Banco do Brasil e entrou na Caixa em 1979. É graduado em letras e psicologia, com MBAs em administração, marketing e consultoria empresarial.

Desafios e metas no BRB

Reconhecido pelo perfil técnico e pela defesa da governança e da gestão de riscos, Nelson afirma que sua prioridade será consolidar a gestão técnica do BRB. “Temos desafios, mas chegaremos a grandes resultados com o apoio do governo e da sociedade. O BRB é um banco sólido e seguirá crescendo”, avaliou.

Um banco em expansão

Com quase 60 anos de história, o BRB passou por forte modernização desde 2019, ampliando serviços, fortalecendo o controle interno e se consolidando como motor financeiro do DF. O banco expandiu sua atuação nacional e passou a administrar cerca de 30 programas sociais do governo, reforçando seu papel na execução de políticas públicas.

Fonte: Agência Brasília

0 Comentários

gmps-df
SICREDI