![]() |
| Arte: Novacap |
Símbolo do lazer brasiliense, a Piscina com Ondas do Parque da Cidade passa por uma transformação completa após 28 anos desativada. O Governo do Distrito Federal (GDF) investe mais de R$ 18 milhões na revitalização do espaço, que ganhará novos ambientes voltados ao público de todas as idades. Entre as melhorias, estão a recuperação da piscina principal, a implantação de um rio lento e a criação de uma área infantil com brinquedos aquáticos.
Atualmente, as equipes trabalham na instalação das máquinas responsáveis pelo bombeamento e filtragem da água, etapa decisiva para o funcionamento da estrutura. Diversas fases da obra, como escavações, demolições e recomposição estrutural, já foram concluídas.
“Ano que vem vamos entregar o último ícone de Brasília que ainda está fechado: a Piscina com Ondas”, afirmou o governador Ibaneis Rocha. “É uma obra que traz muita memória. Eu brinquei lá quando criança, e isso me anima muito.”
A intervenção é executada por uma empresa contratada pela Novacap, gerando 120 empregos diretos e indiretos. A gestão do equipamento ficará sob responsabilidade da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF) ou de entidade selecionada por chamamento público.
“A Piscina com Ondas está se tornando novamente um símbolo de lazer das famílias brasilienses”, destacou a vice-governadora Celina Leão. “Além de recuperar um espaço que faz parte da memória afetiva de tantas pessoas, o local será um novo polo turístico do Distrito Federal.”
Atualmente, são finalizadas as casas de máquinas do rio lento, o reboco da casa de bombas da piscina principal e o sistema hidráulico dos banheiros. O projeto inicial de simples recuperação foi ampliado pela SEL-DF para incluir novas atrações.
Segundo o diretor de Planejamento e Projetos da Novacap, Carlos Spies, o local será entregue como um verdadeiro parque aquático urbano.
“Além da piscina restaurada, teremos o rio lento e a área infantil integrados, atendendo o público de todas as idades”, explicou.
Com a expansão, também foi necessário ampliar os sistemas de bombeamento e filtragem, garantindo água limpa e de qualidade. A piscina principal terá 1.736 m³ de volume, enquanto o rio lento contará com 900 m³, com diferentes níveis de profundidade.
Ícone do lazer brasiliense
Localizada no Estacionamento 7 do Parque da Cidade Sarah Kubitschek, a Piscina com Ondas foi inaugurada em 1978 e recebeu milhares de visitantes até seu fechamento, em 1997. Primeiro equipamento do tipo na América Latina, chegou a atrair 10 mil pessoas por fim de semana.
“Era um movimento enorme. As filas davam voltas no entorno”, lembra o comerciante Luiz Pereira, de 65 anos, que trabalhou no local desde a inauguração. “Com a reforma, espero que o movimento volte ainda mais forte.”
O entusiasmo também é compartilhado pelo professor Wagner Júnior dos Santos, 60 anos, morador de Sobradinho.
“Sempre quis conhecer esse cartão-postal. Agora quero trazer meus filhos para aproveitar. Criança gosta de onda, não de água parada”, brinca.
Além de palco de lazer, o espaço também marcou a história cultural de Brasília. Artistas como Cássia Eller e Zélia Duncan se apresentaram ali, e a piscina foi cenário do videoclipe “Tempestade”, da banda Maskavo Roots, gravado em 1995 — um dos clipes mais icônicos da época, que levou o grupo ao topo do Disk MTV.
Fonte: Agência Brasília




0 Comentários