Belém x Berlim: Lula rebate chanceler alemão após comentários sobre a COP30

Bruno Peres/Agência Brasil


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respondeu às declarações do chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, que, após participar da Cúpula de Líderes da COP30 em Belém (PA), afirmou que jornalistas alemães teriam ficado “contentes” por retornar ao país após o evento.

A fala repercutiu entre autoridades brasileiras. Durante agenda em Xambioá (TO), nesta terça-feira (18/11), Lula afirmou que Merz deveria ter conhecido melhor a cultura paraense:

O primeiro-ministro da Alemanha reclamou: ‘fui ao Pará, mas voltei logo porque gosto mesmo é de Berlim’. Ele deveria ter ido a um boteco, ter dançado no Pará e experimentado a culinária local. Teria percebido que Berlim não oferece 10% da qualidade que o Pará e Belém oferecem”, disse o presidente.

A declaração de Merz foi feita no Congresso Alemão do Comércio, na semana passada. O chanceler afirmou ter perguntado a jornalistas que o acompanhavam no Brasil se alguém gostaria de permanecer no país, e que “ninguém levantou a mão”, acrescentando que todos teriam ficado satisfeitos em retornar à Alemanha.

A fala foi criticada por representantes paraenses. O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), classificou o comentário como “infeliz, arrogante e preconceituoso”. O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), também reagiu nas redes sociais: “Curioso ver quem ajudou a aquecer o planeta estranhar o calor da Amazônia. Um discurso preconceituoso revela mais sobre quem fala do que sobre quem é falado”, afirmou.

Em Tocantins, durante a inauguração de uma ponte entre Xambioá e São Geraldo do Araguaia (PA), Lula voltou a defender a escolha de Belém como sede da COP30:

O Pará saiu do anonimato. Hoje, o mundo inteiro sabe que existe o estado do Pará e a cidade de Belém — uma região humilde, mas com um povo generoso como poucos”, destacou.

Fonte: Metrópoles

0 Comentários

gmps-df
SICREDI